Projeto Miguilim oferece óculos gratuitos para estudantes de Ouro Preto
Projeto foi realizado através de emenda impositiva enviada pelo vereador Matheus Pacheco.
EMENDAS
Johan Pena
3/7/2024
Na última segunda-feira (4), a Carreta Oftalmológica chegou a Ouro Preto, oferecendo atendimentos e exames de vista gratuitos para a população ouro-pretana até a próxima sexta-feira (8). Junto com a Carreta, foi feito o lançamento do “Projeto Miguilim”, que tem como objetivo o atendimento de crianças e adolescentes da rede pública em idade escolar.
Através de emenda impositiva destinada pelo vereador Matheus Pacheco, foi possível ampliar os dias de atendimento da carreta em Ouro Preto, além de possibilitar a entrega de óculos gratuitos para alguns grupos. Leandro Moreira, secretário de saúde de Ouro Preto, comentou sobre a realização do projeto, e detalhou quem pode se beneficiar:
“O projeto, que acontecerá até o fim da semana, foi possível mediante a emenda encaminhada pelo vereador Matheus Pacheco para Secretaria de Saúde. A emenda permitiu, inclusive, a extensão das consultas e distribuição de óculos para crianças e adolescentes da rede pública de educação, além de adultos cadastrados no CadÚnico”.
Matheus Pacheco, que esteve presente na inauguração, falou sobre a importância do apoio financeiro para o Projeto Miguilim:
“Uma satisfação apoiar esse importante projeto através da nossa emenda impositiva. A Carreta Oftalmológica está prestando um grande serviço aos ouro-pretanos e aos nossos alunos da rede municipal. É uma grande conquista saber que nossos estudantes receberão óculos de forma gratuita. Importante ver nosso trabalho na Câmara dando resultados concretos na vida da população ouro-pretana”.
O que são emendas impositivas?
Emendas impositivas são instrumentos legislativos que garantem aos vereadores o poder de destinar uma parcela do orçamento municipal para a realização de obras, serviços e projetos que julguem importantes para população. Essas emendas são “impositivas” porque o Executivo é obrigado a executá-las, não podendo apenas ignorar ou modificar as destinações estabelecidas pelos vereadores.